sábado, 14 de novembro de 2015

Formação Tartaruga...


       O organizado e bem armado exército romano foi o responsável pela conquista e manutenção de um dos maiores impérios da antiguidade.
       As formações romanas eram colunas de forma retangular. Estas formações podiam ser formadas por até 10000 legionários. O seu armamento era composto pelo pilo (dardo de madeira e ponta de metal); a galea (capacete metálico); lorica; lança de metal e o elmo de bronze.
       Apesar de serem excelentes no combate corpo-a-corpo, utilizando a Gládio hispaniense que era afiadíssima, os legionários eram exímios no combate em formação. Esta era compacta e dava espaço para a realização de outras táticas, como a formação tartaruga. Era uma formação muito conhecida pelos bravos lusitanos. Sendo o relevo ibérico muito montanhoso, os lusitanos, na tática da emboscada, atiravam pedras para os romanos que se protegiam-se colocando os escudos em cima cabeça, encostados uns aos outros. Esta técnica era também usada para assaltos a fortalezas, ou até em campo aberto. Rodeados pelos seus escudos dificilmente eram atingidos pelos seus inimigos e avançavam sem dificuldades e protegidos no terreno.
     Esta e muitas outras técnicas faziam do exército romano, um dos mais temidos da História.

Fonte
https://pt.wikipedia.org/wiki/Formações_romanas





Luís Tomás, 7ºAno


Sem comentários: