terça-feira, 3 de novembro de 2015

O Vestuário Egípcio...


       No antigo Egipto, os homens usavam uma saia curta com uns sapatos feitos de ponta de sola de onde se partia uma correia para passar entre o primeiro e o segundo dedo do pé, reunindo-se no peito do pé formando uma espécie de nó e apertavam no calcanhar. Outros egípcios usavam um vestido de linho decotado e modelando o tronco com mangas curtas. Atavam sobre o vestido, um cinturão largo, feito de um lenço plissado, formando uma espécie de avental triangular. O vestuário de gala era completado por uma peruca, algumas joias, um gorjal, peitorais de caldeiras duplas, pulseiras, braceletes e sandálias.


       As mulheres usavam uma camisa fina com um vestido branco, plissado e transparente. O vestido abria abaixo cintura e descia até aos pés. As mangas dos vestidos eram decoradas com franjas e os antebraços ficavam descobertos. Usavam pulseiras rígidas ou formadas por duas placas de ouro trabalhado unido por duas dobradiças e anéis. Em caso de cerimónia era obrigatório o uso de perucas e de costas tapadas. Na cabeça usavam ainda um diadema de turquesa.
 Os egípcios eram muito cuidadosos com a sua aparência pessoal e davam grande importância aos penteados, joias, à maquiagem e ao vestuário.


Fonte




Rita Falcão, 7ºAno

Sem comentários: