quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Os Jardins Suspensos da Babilónia...


         “Neste palácio ele ergueu calçadas muito altas, sustentadas por pilares de pedra; e plantou o que foi chamado de paraíso suspenso, e encheu-o com todos os tipos de árvores, o que lhe rendeu a perspetiva exata de um país montanhoso. Ele fez isso para satisfazer sua rainha, pois ela havia sido criada em Media, e gostava de locais montanhosos.”
Beroso, 290 a.C.

         Os Jardins Suspensos da Babilônia foram descritos pela primeira vez por Beroso, sacerdote de Marduk, que os descreveu aproximadamente em 290 a.C., embora seus livros sejam conhecidos apenas por citações de autores mais tardios (como por exemplo, Flávio Josefo).
       Os Jardins estavam situados, possivelmente, no Iraque mas a localização é quase incerta. Em virtude da falta de evidências, tem sido sugerido que os Jardins Suspensos são puramente míticos e que as descrições encontradas nos escritos clássicos, incluindo EstrabãoDiodoro Sículo e Quinto Cúrcio Rufo) representam apenas um ideal romântico de um jardim oriental. A sua construção teria sido no século VII a.C. e, apesar do nome indicar que sim, não deveriam ser realmente suspensos mas construídos em estrados diferenciados. O monumento teria sido erguido como uma homenagem do rei Nabucodonosor a uma das suas esposas preferidas. Nunca se encontraram vestígios dos jardins que possivelmente foram destruídos por um sismo, no entanto estes foram considerados uma das sete lendárias maravilhas do Mundo Antigo e muitos tentaram descobrir as suas ruínas mas em vão.

 Fontes


Rodrigo Santos 7ºA

Sem comentários: