quarta-feira, 25 de novembro de 2015

O Menino do Lapedo...


   
     Menino do Lapedo foi a denominação dada ao fóssil de uma criança, encontrado em 1998, no Abrigo do Lagar Velho do Vale do Lapedo, em Leiria. A relevância deste achado arqueológico é o facto do o fóssil ter pertencido a uma criança que poderia teria nascido da miscigenação de um Homo neanderthalensis com um Homo sapiens, o que revelaria que espécies diferentes de hominídeos poderiam ter-se cruzado entre si e gerar descendentes. O esqueleto teria cerca de vinte cinco mil anos, pertencendo assim ao paleolítico superior. Foi descoberto em 28 de Novembro de 1998, dia em se realizou uma expedição ao Abrigo do Lagar Velho, para estudar algumas pinturas rupestres descobertas anteriormente.


         A criança, que deveria ter uns cinco anos de idade, foi embrulhada numa mortalha feita de pele de animal tingida com ocre vermelho, pigmento usado em rituais funerários. Foi estendida de costas numa fossa com dentes de veado, peças de carne, ossadas de coelho e conchas perfuradas. Para enterrar a criança, tinha sido escavada uma pequena fossa e queimado um ramo de pinheiro, estava de costas e ligeiramente inclinada para a parede do abrigo. O esqueleto mede cerca de 90 centímetros. Desconhece-se o sexo do esqueleto (apesar de ser chamado "menino"). O esqueleto não estava totalmente intacto: a mão, o antebraço e o pé esquerdos tinham sido deslocados, o crânio, o ombro e o braço direitos foram esmagados durante o processo de terraplanagem do local. A caixa torácica, a coluna vertebral, a cintura pélvica, as pernas, o braço esquerdo e o pé direito, no entanto, estavam intactos e na posição original.
             
         É uma descoberta com relevância internacional, na medida em que as sepulturas daquela época são muito raras, sobretudo de crianças, sendo a primeira a aparecer na Península Ibérica. Na Europa apenas há três, uma na Morávia, República Checa, e duas de adolescentes na Rússia. As ossadas despertaram grande interesse nos especialistas, em virtude de puder pertencer à época após a extinção do homem de Neandertal, ou seja, possivelmente resultou da miscigenação do Homem de Neandertal com o homem moderno.


Fonte
wikipedia.org/wiki/Menino_do_Lapedo
santa-eufemia.com/Menino-lapedo
http://www.cm-leiria.pt/pages/743
                                                                                                                                         Inês Sousa, 7ºAno

1 comentário:

José Luís Sousa disse...

Adorei fazer este trabalho e que a prof. o tenha reconhecido