sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

Futebol, o desporto rei...

 


          O futebol tem as suas primeiras manifestações na China, por volta de 2500 a.C.  Durante a dinastia do imperador Huang-Ti, era costume chutar os crânios ou cabeças dos inimigos derrotados. Mais tarde, os crânios foram substituídos por bolas de couro que os soldados chineses chutavam por entre duas estacas cravadas no chão. Este desporto era chamado de tsu-chu e foi criado para treino militar, por Yang-Tsé, na dinastia Xia, em 2197 a.C.

            Em contrapartida, outros estudiosos atribuem a invenção do futebol à civilização Maia. Entre os anos de 900 e 200 a.C., na Península de Lucatã, atual México, os Maias praticavam um jogo com os pés e as mãos. O objetivo deste era arremessar a bola num furo circular no meio de seis placas quadradas de pedras. A disputa era tão intensa que o líder da equipa derrotada era punido com a morte.

          Anos mais tarde, no século XIX, financiados pelos donos das grandes fábricas inglesas, o Arsenal e o Manchester United foram os primeiros clubes a surgir. Hoje, este jogo atrai multidões e é a primeira atividade desportiva da União Europeia.

 

Fontes
https://www.historiadomundo.com.br/curiosidades/historia-do-futebol.htm
 https://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_futebol   

Rodrigo Rato, 5ºA

Sem comentários: