sábado, 5 de fevereiro de 2022

O Cabo do Medo...

 

Queres saber mais?Clica aqui...

              Na altura dos Descobrimentos havia um cabo - O Cabo Bojador - que continha em si muitos medos e segredos e que nunca tinha sido ultrapassado! Era chamado o Cabo do Medo porque tinha muitos nevoeiros e ventos muito fortes.             

          Ainda assim, em Portugal, Gil Eanes, enviado pelo Infante D. Henrique em 1434, decidiu dobrar o Cabo Bojador. Pegou num barco, chamado barca, de 30 toneladas que tinha um só mastro, uma só vela e movido a remos, e seguiu caminho. Levou apenas quinze homens.

       Gil Eanes quando chegou perto do Cabo decidiu rumar para oeste e afastou-se da costa africana e depois de navegar longe da costa um dia inteiro, chegou a uma baía de ventos amenos, dobrando para sudeste. Percebeu que tinha ultrapassado o Cabo Bojador.

       Era a fronteira do explorado, no que respeita ao conhecimento da costa africana pelos europeus. A passagem do Cabo Bojador foi um dos marcos mais importantes da história da navegação portuguesa na altura dos Descobrimentos.

 Fontes

https://ensina.rtp.pt/artigo/gil-eanes-dobra-o-cabo-bojador/

https://www.almaria.pt/edificio-dacorte/datas-portugal

https://www.megafono.host/podcast/prof-eraldo-historia-com-ciencia/grandes-navegacoes-para-la-do-cabo-bojador-daniel-j-boorstin

 José Agostinho, 5ºA

1 comentário:

Anónimo disse...

ua esta mito giro