domingo, 18 de outubro de 2015

Antas em Portugal...


    Encontramos muitas antas em Portugal, nomeadamente na zona de Évora, mais propriamente a 14 km de Reguengos de Monsaraz, próximo da povoação do Telheiro, no Monte da Pega. Nele existe o Conjunto Megalítico do Olival da Pega. 
     Este conjunto megalítico é constituído por uma anta grande ou “Anta 1” como é conhecida e por mais quatro estruturas anexadas. 
     A “Anta Grande do Olival da Pega” é uma estrutura funerária de corredor de grandes dimensões. Dela foi retirado um grande espólio funerário, constituído por cerca de 200 vasos cerâmicos e 134 placas de xisto, que evidenciam a utilização deste monumento como grande necrópole de características coletivas.
     Este significativo espólio, encontrado nas escavações, foi alvo de conservação e restauro, sendo integrado numa importante exposição sobre o Megalitismo de Reguengos de Monsaraz, no Museu Nacional de Arqueologia em 2000.
     O monumento está aberto ao público todos os dias do ano sendo gratuito.


Fonte:
http://www.cm-reguengos-monsaraz.pt/pt/site-visitar/concelho/monumentos/PublishingImages/Antas%20Olival%20Pega.jpg?RenditionID=16&Width=639&Height=362              

Joana Gil, 7º Ano

Sem comentários: