quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Mente sã corpo são...



                                        
         Este provérbio latino “mens sana in corpo sano” é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal, presume-se entre 509 a.C. – 27 a.C.
       O lema deste provérbio tem origem na Grécia Antiga. A Paideia (em grego antigoπαιδεία paideia) refere-se ao sistema de educação e formação ética da cultura grega, que incluía temas como ginástica, gramática, retórica, música, matemática, geografia, história natural e filosofia, objetivando a formação de um cidadão perfeito e completo, capaz de liderar e ser liderado e desempenhar um papel positivo na sociedade.    A expressão “mente sã corpo são” simboliza mente saudável e corpo saudável. Significa bem-estar físico e mental.  Este provérbio pretende chamar a atenção para a união e complementaridade existente (ou que deve existir) entre o corpo e a mente.
      Uma mente saudável e um corpo saudável é o resultado de exercício físico, descanso, ter uma boa alimentação, higiene física e oral, entre muitas outras coisas, que devemos realizar diariamente.

Conselhos do Professor Nelson…

Podemos ter um corpo saudável de várias maneiras. Uma delas é “herdar”, ou seja, obter uma capacidade genética dos nossos antepassados, que inclui genes que nos dão força e flexibilidade metabólica, de modo a ser capaz de suportar tanto o nosso corpo e para se adaptar às tensões do nosso dia a dia. O exercício não causa apenas impacto sobre a saúde física “corpo são”, como também é um dos principais contribuintes para a saúde mental “mente sã”, melhorando o humor, e ajudando a superar a depressão, influenciando muito positivamente a memória. 


Treina e melhora o teu corpo adequadamente.
Consulta e pratica.... 
http://www.saudedicas.com.br/saude-geral/atividades-fisica/cinco-exercicios-para-trabalhar-o-abdomen-fora-daacademia-3132548 
http://www.saudedicas.com.br/saude-geral/exercicios-para-melhorar-a-flexibilidade-1631729
http://www.saudedicas.com.br/saude-geral/atividades-fisica/cinco-exercicios-isometricos-para-trabalhar-as-pernasem-casa-1936635 
http://www.saudedicas.com.br/saude-geral/atividades-fisica/exercicios-para-prevenir-problemas-nas-costas- 1431512 

Webgrafia

Mariana Martins e Prof.Nelson, 7ºA

Sem comentários: