domingo, 11 de outubro de 2015

Uma Padeira com Seis dedos...


       No final da esmagadora vitória dos Portugueses sobre os Castelhanos na Batalha de Aljubarrota, um grupo de sete castelhanos teria fugido para a vila de Aljubarrota, escondendo-se no forno de uma padaria local. Quando a padeira da vila, percebeu do esconderijo dos castelhanos, pegou na pá de enfornar o pão e matou os castelhanos à medida que eles saiam do forno. Outra versão, garante que ela os cozeu…
       Mas afinal, quem é esta padeira retratada nesta lenda?
Tem-se dito que se trata de uma Brites de Almeida, sobre quem se conta muita coisa. Teria nascido no Algarve por volta de 1350, filha de humildes taberneiros, e que pelos vinte anos teria ficado órfã. Não querendo seguir o negócio dos pais, fez-se ao caminho e à vida. Mulher com mau feitio, tendo fama de agressiva, era conhecida por ter seis dedos em cada mão.  Consta que teria morto um soldado à tareia. Com medo da prisão, a padeira, fugiu para a costa, onde tencionada embarcar para longe. Porém, seria apanhada por piratas e vendida em Argel como escrava. Passado pouco tempo, matou o seu dono e voltou a fugir por mar, tendo chegado à Ericeira. Daí a Aljubarrota é um pulinho e será aí, que irá empregar-se numa padaria local.
      Mas, o que é que há de verdade nisto tudo? Mito, lenda e realidade cruzam-se na história de Brites de Almeida, de tal modo que é difícil de destrinçar a verdade da mentira. Mesmo que a sua bibliografia seja verdadeira, já o feito que a celebrizou nada mais é que uma lenda local.
     São com estas lendas que se consegue preservar a memória, que é coisa que faz muita falta aos povos.

Bibliografia
Equívocos, enganos e falsificações da história de Portugal, Sérgio Luís de Carvalho.

Matilde Santos, 7ºAno A

Sem comentários: