domingo, 14 de fevereiro de 2016

O dia de São Valentim...


O dia dos namorados, ou dia de São Valentim, como é chamado em alguns países, é uma festividade que tem raízes históricas que remontam a Roma antiga. De acordo com a tradição, o dia 14 de fevereiro relembra o aniversário de morte de São Valentim, mártir cristão que provavelmente viveu durante o século III.

Saint Valentine of Terni and his disciples. Codex:
Français 185, Fol. 210. Vies de saints, France, Paris, 14th century

Nesse período, o imperador romano Claudio II proibira os casamentos, por acreditar que os homens solteiros e sem responsabilidades familiares iam alistar-se com maior facilidade e eram melhores soldados. Apesar da proibição, o bispo romano continuou a celebrar casamentos e as cerimónias eram realizadas em segredo. Quando foi descoberto Valentim foi preso e condenado à morte. Dois séculos depois, no ano de 496, o papa Gelásio I escolheu Valentim como símbolo dos enamorados.
Toda a história deste bispo mártir é incerta e mesmo a Igreja Católica, deixou de celebrar o aniversário do santo por considerar as suas origens incertas. Em Portugal, assim como em muitos outros países, comemora-se no dia 14 de Fevereiro.

Fontes

Catarina Coelho, 7ºAno

Sem comentários: